14 outubro 2012

Brincando de Chef: Primavera no prato - Experimente flores comestíveis.


Primavera é inspiração para o romantismo. Muitas cores, luzes, estampas e, é claro, flores. Por isso, aproveite e saia enfeitando a sua casa com flores por todos os cantos para dar boas-vindas à estação mais bela do ano. Além de colorir e dar vida à sua casa, as flores também podem ir à mesa para degustação.




Tanto pelo sabor quanto pela beleza que imprimem, as flores comestíveis são exemplos de sofisticação na cozinha, com receitas de cremes, mousses e saladas. Claro que essas não são as mesmas flores compradas em floriculturas, pois as comestíveis são cultivadas por produtores especializados. Porém você pode encontrá-las facilmente na Cadeg.



Vou dar sugestões de algumas dessas flores comestíveis para vocês:

Capuchinha (leve sabor apimentado e são muito indicadas para saladas), Lavanda (o uso culinário de lavandas em biscoitos, cheesecakes, bolos, geleias é farto), Amor Perfeito (a flor amor perfeito é ideal para darmos a quem realmente amamos, mas o seu sabor adocicado vai muito bem em saladas), Hibiscus (essa flor de vários nomes, como flor de groselha, azedinha, roselha e papoula, é muito usada em saladas, cruas ou refogadas, em geleias, sucos, xaropes e até caipirinha. O seu sabor é ligeiramente cítrico).

Além dessas, existem muitas outras flores comestíveis. A lista é extensa, mas pesquise as espécies certas para ingestão. Depois, faça receitas deliciosas e prepare arranjos de flores criativos. Curta a primavera!

Se você quiser impressionar os amigos na cozinha tem que saber preparar saladas. Elas requerem ingredientes de boa qualidade, em especial o azeite (a minha sugestão de azeite é o italianíssimo De Cecco), são saudáveis, fáceis de fazer e não custam caro. O mais importante quando você quiser fazer uma salada com flores é a limpeza delas. Além de retirar as sujeiras dos insetos, é necessário usar uma mistura de água com hipoclorito de sódio ou água sanitária na lavagem das flores. A sugestão é deixar as flores durante quinze minutos nessa mistura.







Salada Tropical com Molho
Ingredientes:
> 4 folhas de alface
> 4 folhas de rúcula
> 4 folhas de agrião
> 1 manga (sem fiapo)
> Morangos a gosto
> Uvas sem caroço a gosto
> Tomate-cereja a gosto

Flores da sua preferência

Para o molho:
> 200 ml de iogurte natural
> 1 caixa de creme de leite
> 2 colheres (sopa) do sumo de limão
> 2 colheres (sopa) de azeite
> 2 colheres (sopa) de cebola ralada (ou picada)
> 1 colher (chá) de sal
> Hortelã picadinha (opcional)

Modo de preparo:
Separe as folhas das verduras e pique as frutas. Disponha em uma saladeira nessa ordem: alface, rúcula, agrião, tomate, uva, morango e manga.

Modo de preparo do Molho:
Misture todos os ingredientes e sirva à parte.

Os benefícios do consumo de flores comestíveis são variados: os floretes de brócolis e couve-flor são ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes; outras, como o hibiscus (conhecida também como papoula), são aliadas em tratamento para emagrecer. Todas elas são bem levinhas. Cada 100g de pétalas comestíveis têm, em média, 40 calorias. Elas contêm flavonoides, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares. Algumas possuem vitamina A e C e traços de minerais, como ferro, cálcio e potássio. E, quando pensamos em começar uma dieta a associação imediata é salada! Porém algumas pessoas torcem o nariz para um prato cheio de folhas e legumes. Se esse é o seu problema, tenho a solução! Confira essa minha sugestão para tornar o cardápio variado e mais saboroso.


Ice Salada

Ingredientes:
> 1 fatia de manga
> 1 kiwi em fatias
> 4 folhas médias de alface americana
> 1 maço pequeno de rúcula
> 3 galhos de agrião
> 40 g de kani kama desfiado

Flores da sua preferência

Para o molho:
> 1 pote de iogurte natural
> Azeite a gosto
> Mel a gosto
> Gengibre fresco a gosto
> Mostarda tipo Dijon a gosto
> Gergelim a gosto

Modo de preparo:
Monte as frutas em leque de cada lado do prato. No centro, coloque as folhas de alface americana, uma de frente para a outra, e encaixe as outras duas dentro. Enfeite com a rúcula e o agrião. Coloque o kani levemente jogado por cima de toda a salada. Misture os ingredientes do molho e cubra a salada.




E, já que você está caprichando no preparo da salada uma ótima dica é harmonizar com um espumante rosé.






Agora, vamos saborear o espetáculo, beleza e sabores inusitados que elas proporcionam.
Um brinde e uma excelente semana !!!

Bjs,

Sami.

Nenhum comentário :